Quem trabalha no ramo de logística e que interage diretamente com as empilhadeiras já viu ou pelo menos ouviu falar das famosas empilhadeiras Daewoo-Doosan, agora vamos analisar de maneira não técnica essa empresa coreana que ganhou o mundo.
A Daewoo começou suas operações em meados de 1968 produzindo sua primeira empilhadeira em uma pequena fábrica na Coreia, em apenas uma década ela exportou sua primeira empilhadeira o que lhe rendeu uma atenção internacional logo no primeiros dez anos de existência.
Em 1983 a Daewoo Forklift como é conhecida fechou seu primeiro contrato de fornecimento para a grandiosa e mundialmente famosa Caterpillar, exportando em pouco tempo mais de 50.000 empilhadeiras pelo mundo afora, dessa maneira conseguindo aporte financeiro para uma expansão agressiva em 1993 criou a famosa Daewoo Equipment Corporation em Ohio, EUA e Euro Daewoo Sales Operation em Berlim, Alemanha quebrando assim o marco de mais de 100.000 empilhadeiras vendidas ainda neste ano.
Meados de 1998 foi lançado a Dash 3, que viria ser conhecida como série G5 que em pouco tempo se tornou um dos carros chefes da Daewoo o que facilitou a abertura do grande complexo em Yantai, China criando assim uma rede de fornecimento em 87 países pelo globo, incluindo o Brasil.
Nos ano 2000 a barreira de mais de 200.000 unidades vendidas foi batido sendo um chamariz que acarretou na compra cinco anos depois da Daewoo pela grandiosa Doosan Group e que realizou de Daewoo-Doosan quebrando assim o meta de 300.000 unidades vendidas, ganhando prêmios e tendo seu carro chefe a G5 como um exemplo de design ergonômico tornando-se referência para muitas fabricantes.
A Daewoo no Brasil começou a operar em um momento em que o economia brasileira estava agitada e que o varejo e grandes empresas de infra estrutura investem alto o que gerou uma oferta ideal para a empresa que populou em pouco tempo a maioria das operações competindo diretamente com grandes como Hyster, Yale, Toyota e Clark.
Em uma análise simplificada das empilhadeiras e linhas da Daewoo é possível dizer que são equipamentos leves com performance muito boa, com peças amplamente encontradas e intercambiáveis o que facilitam a manutenção e a mão de obra.
E vocẽ tem uma Daewoo operando? Gosta dela? Deixe sua opinião vamos debater um pouco sobre essas maravilhosas máquinas.